Ponto final
Utiliza-se o ponto final para:
I. Indicar uma pausa grande. Utiliza-se no final de uma frase (seja esta composta por uma ou muitas palavras) e implica que a informação que queríamos transmitir está completa.
Utiliza-se o ponto final para:
I. Indicar uma pausa grande. Utiliza-se no final de uma frase (seja esta composta por uma ou muitas palavras) e implica que a informação que queríamos transmitir está completa.
Exemplo: "O sol espreguiçou-se e escorregou para a linha do horizonte. Estava cansado."
II. Indicar uma pausa muito grande, com uma ligeira alteração de tópico ou propósito. Utiliza-se no final de um parágrafo. É chamado de ponto final parágrafo.
III. Marcar uma abreviatura, sendo chamado de ponto de abreviatura. Exemplo: "Sr. - Senhor"
IV. Distinguir a contagem de pontos ou uma enumeração feita por números (ordinais ou cardinais). 1.º (...) ou 1. (...)
II. Indicar uma pausa muito grande, com uma ligeira alteração de tópico ou propósito. Utiliza-se no final de um parágrafo. É chamado de ponto final parágrafo.
III. Marcar uma abreviatura, sendo chamado de ponto de abreviatura. Exemplo: "Sr. - Senhor"
IV. Distinguir a contagem de pontos ou uma enumeração feita por números (ordinais ou cardinais). 1.º (...) ou 1. (...)
Dois pontos
Utilizam-se os dois pontos para:
I. Introduzir o discurso directo ou citações.
Exemplo: "O murmúrio não se fez esperar: - A francesa fugiu com o amante..."
II. Apresentar uma enumeração de coisas.
II. Apresentar uma enumeração de coisas.
Exemplo: "A paisagem estendia-se à sua frente: o rio, as lezírias, os touros bravos e os campinos."
III. Apresentar uma frase ou oração descritivas.
III. Apresentar uma frase ou oração descritivas.
Exemplo: "A pequena olhou espantada: era uma casa pequenina e pitoresca, coberta de heras, com portadas esculpidas nas janelas e um pónei cor de areia à espera junto da porta."
Ponto de interrogação
Utiliza-se o ponto de interrogação para:
I. Indicar uma entoação interrogativa.
Exemplo: "E o que significava tudo aquilo? Não seria a famosa vingança que António lhe prometera a começar a dar frutos?"
Ponto de exclamação
Utiliza-se o ponto de exclamação para:
I. Exprimir aspectos emotivos: espanto, ironia, alegria, etc...
Exemplo: "Oh! Pois então! Não havia de faltar mais nada!"
Ponto de interrogação e ponto de exclamação
Utilizam-se estes dois pontos em sequência para:
I. Exprimir espanto e admiração com uma entoação interrogativa.
Exemplo: "Como?! Não podes estar a falar a sério! Ele bateu-te?!"
Reticências
Utilizam-se as reticências para:
I. Indicar que a frase ficou incompleta.
Exemplo: "Bem... se não se importasse... Posso?!"
II. Expressar hesitação, dúvida, ironia, malícia, etc...
II. Expressar hesitação, dúvida, ironia, malícia, etc...
Exemplo: "Oh, claro! Então, podia lá eu não acreditar em ti..."
Ponto e vírgula
Utiliza-se o ponto e vírgula para:
I. Separar orações quando estas já fazem uso de vírgulas e se encontram aglomeradas numa frase longa.
I. Separar orações quando estas já fazem uso de vírgulas e se encontram aglomeradas numa frase longa.
Exemplo: "Afonso deixou a sua montada escolher o caminho, a passo lento, enquanto olhava as transformações da paisagem: o velho carvalho, fendido por um relâmpago, era um tronco tombado; o bosque, que outrora parecera estender-se ininterruptamente, era uma fileira dupla de árvores novas; os campos agrícolas, inexistentes na sua infância, eram percorridos por homens e mulheres atarefados."
II. Separar orações subordinadas com o mesmo valor, que se encontram dependentes da mesma oração principal (ou subordinante).
II. Separar orações subordinadas com o mesmo valor, que se encontram dependentes da mesma oração principal (ou subordinante).
Exemplo: "Joaquim fechou a porta com estrondo e susteve a respiração: estava tudo ali mesmo ao seu alcance, era só estender a mão; falar com cuidado para não assustar a tia; manter a fachada que tão cuidadosamente construíra; elevar, talvez, a ilusão a um novo patamar..."
III. Marcar o final das alíneas em textos de direito, política, etc.
III. Marcar o final das alíneas em textos de direito, política, etc.
Exemplo: "a) todos os membros devem ser eleitos democraticamente."
Travessão
Utiliza-se o travessão para:
I. Introduzir o discurso directo.
I. Introduzir o discurso directo.
Exemplo: "- Bom dia! - a rapariga acenou alegremente na direcção do Paulo."
II. Isolar orações de discurso indirecto no meio do discurso directo.
Exemplo: "- Bom dia! - a rapariga acenou alegremente na direcção do Paulo, - então, ontem correu tudo bem?"
III. Separar ou destacar expressões que complementam o que se diz numa frase ou oração.
III. Separar ou destacar expressões que complementam o que se diz numa frase ou oração.
Exemplo: "Sacudiu a cabeça com força, em desespero de causa, a tentar esquecer todas aquelas ideias - a Joana com o Mário; a sua mulher e o seu melhor amigo - que lembravam demasiado os guiões das novelas."
Retirado do site "Criar Mundos"
(Nota: em aula veremos os contextos em que se utiliza a vírgula)
O aluno tem também na página da escola uma ficha sobre a pontuação (pode chegar lá clicando aqui; depois é ir a Informações e Materiais Pedagógicos)
Sem comentários:
Enviar um comentário