sexta-feira, 16 de outubro de 2009

Problemas de expressão escrita (teste de avaliação de diagnóstico)

1 - Não mudar, a meio da frase, e colocar um grupo preposicional. Por exemplo: "Os locais salientados pelo autor são os tapumes, o passeio, nas legendas, etc."

2 - Não escrever: “As razões que levam o autor... são porque”

3 - O nome da disciplina escreve-se com letra maiúscula. Exemplo: "Os professores de Português, de Filosofia, etc.."

4 - Evitar dar informações pouco importantes no contexto da resposta. Exemplo: "Os tapumes das obras daqueles bancos solícitos e hipócritas que pedem desculpa pelo incómodo..."

5 - É importante verificar se existe concordância entre sujeito e predicado, evitando frases como estas: “As razões... é...”

6 - É importante não confundir a terminação do presente do indicativo (em “am”) com a do futuro (em “ão”), como acontece nesta frase: “Os professores sublinhão...”.

7 - É importante perceber a diferença entre “há”, do verbo “haver”, e “à” (contracção de uma preposição com um artigo), evitando frases deste tipo: “Cada vez à mais problemas”.

8 - Não separar o “mos” do infinitivo pessoal do verbo; faz parte do verbo, não é um pronome. Assim, é incorrecto escrever: “O mais importante é reconhecer-mos”.

9 - A expressão “facto de” fica separada do artigo nas orações infinitivas. Por isso, não devemos escrever: “Saliente-se o facto dos professores terem...”

10 - É importante não confundirmos “vêem” (do verbo “ver”) com “vêm” (do verbo “vir”).

11 - Não podemos separar o sujeito do predicado, como acontece se colocarmos a vírgula depois de “conclusão”: “As razões que levam o autor a esta conclusão, prendem-se”.

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