sábado, 20 de fevereiro de 2010

Estudo da lírica camoniana (algumas noções)

Platonismo
Sistema filosófico centrado no pensamento de Platão, filósofo grego que viveu entre os séculos V e IV a. C.. Segundo a doutrina platónica, existem dois mundos: o mundo sensível, o único espaço que os sentidos humanos conhecem, o mundo das sensações corporais e dos fenómenos da natureza; o mundo inteligível (ou o mundo das Ideias), onde se localiza a verdade em toda a sua perfeição, o Belo absoluto. As realidades sensíveis serão sempre defeituosas e efémeras, sendo a alma incomparavelmente superior a toda a realidade material.

Neoplatonismo
O neoplatonismo surge no século III com Plotino, filósofo que apresenta um conjunto de ideias idênticas às de Platão, ao destacar a desvalorização do aspecto sensível em relação ao inteligível. O neoplatonismo tem um lugar de destaque no conjunto da sua lírica camoniana, onde encontramos duas ideias essenciais: a espiritualização dos seres, a visão da beleza feminina como um reflexo da beleza divina, através da qual o poeta ascende a Deus.

Classicismo e Humanismo
O termo “classicismo” designa o movimento cultural e literário orientado para uma imitação dos grandes autores da Antiguidade, iniciada em Itália no século XV. Ao lado do Humanismo, como sentido, o Classicismo, como forma, tinha na base a imitação quase linear dos antigos.

Petrarquismo
Designação do conjunto de características próprias da obra do poeta italiano Petrarca. Laura, o ser feminino petrarquista, representa a beleza que a futura poesia europeia tomará como estereótipo. Além de descrever os seus atributos físicos, o poeta destaca o lado espiritual, atribuindo ao ser feminino uma serenidade clássica (um doce riso, um gesto brando e sossegado) que lhe enriquece o papel de intermediária entre o homem e Deus.
(fonte: CD-ROM Lírica Camoniana)

Sem comentários:

 
Site Meter