domingo, 6 de dezembro de 2009

Verbos

Verbo intransitivo
Verbo principal que não selecciona (pede) complementos. Exemplo: O João desmaiou.

Verbo transitivo directo
Verbo que selecciona um complemento que tem a função sintáctica de complemento directo. Exemplo: A Ana fechou a porta.

Verbo transitivo indirecto
Verbo que selecciona um complemento que tem a função sintáctica de complemento indirecto. Exemplo: A prenda agradou à Ana.

Verbo transitivo directo e indirecto
Verbo que selecciona dois complementos (um directo e outro indirecto, ou oblíquo). Exemplo: O Rui deu flores à Ana. O João colocou as chaves na porta.

Verbo transitivo-predicativo
Verbo que selecciona um complemento directo e um nome predicativo do complemento directo. Exemplo: A Teresa acha o João simpático ("João" é o complemento directo; "simpático" é a expressão que está a caracterizar - ou predicar - o complemento directo).

Notas:
1) Segundo a nova gramática, um verbo que selecciona um complemento directo e um complemento preposicional (oblíquo) chama-se também transitivo directo e indirecto. Por exemplo, "pôr" (como "colocar") é um verbo transitivo directo e indirecto. Exemplo: O Rui pôs o livro (complemento directo) na mesa (complemento preposicional - oblíquo).
2) Não precisam de saber os verbos transitivos-predicativos para o teste.

(adenda: relativamente à nota 1, sublinhe-se que, no caso de existir na frase um complemento preposicional ou adverbial (complemento oblíquo), o verbo é considerado transitivo indirecto. Assim, numa frase como "O cão foi para a casota", diremos, de acordo com a nova gramática, que o verbo "ir" é transitivo indirecto, apesar de não seleccionar um complemento indirecto.

Sem comentários:

 
Site Meter