quinta-feira, 4 de março de 2010

Correcção da ficha sobre a cantiga "Vida da minh'alma"

Questões 1, 1.1 e 2

1. Medida velha.
1.1.
O mote é o conjunto de versos que contém o tema que o poeta vai glosar (desenvolver) nas várias estrofes (voltas). Enquanto o mote resume a ideia do poema, as voltas desenvolvem essa ideia, ou justificam a afirmação que é feita no mote.
Na cantiga apresentada, o mote é o desabafo de um alguém que já não deseja viver porque não pode ver a sua amada. Nas voltas, o sujeito lírico vai repetir a ideia: «já que vos não vejo / para que é viver?».
2.
O mote estabelece, desde logo, uma relação entre a vida e a visão. A amada é a “vida” da alma do sujeito mas, porque não a pode ver, o sujeito interroga-se sobre o sentido do seu "viver".
Nas voltas, o sujeito vai afirmar que a visão da amada – a «Senhora» – era um bem, e que a sua vida dependia desse bem. Ora, no presente («vivo»), o sujeito lírico vive sem ter razão para viver porque já não vê a amada, daí a interrogação retórica: «Já que vos não vejo / para que é viver?». O sujeito vive sem razão; o Amor e a razão são inimigos, diz (segunda volta).
O sujeito lírico apresenta nos últimos versos uma aparente contradição (em que ninguém “cuidaria”; "cuidar" significa "pensar"): mesmo que a Senhora seja a vida do "eu" lírico («sendo-me vós vida»), ele já não pode viver.

Sem comentários:

 
Site Meter