terça-feira, 5 de janeiro de 2010

Textos que estão na reprografia (1)

Um documento com a síntese das características de textos de carácter autobiográfico (está aqui).

Textos de Carácter Autobiográfico
Biografia / Autobiografia

O texto biográfico é um texto relativo à biografia, ou seja, «descrição da vida de alguém» ou «obra que retrata a vida de alguém». Assim, o texto biográfico descreve (retrata) a vida de alguém. Por sua vez, o texto autobiográfico é um texto relativo à autobiografia, sendo esta a «vida de um indivíduo escrita por ele próprio». Assim, se ambos os textos são biografias, no autobiográfico o autor escreve sobre a sua própria vida, enquanto no biográfico descreve a vida de outra pessoa, regra geral de valor acima da média, em qualquer actividade.
A autobiografia implica uma percepção consciente da pessoa singular que há em cada ser humano. Tanto representa a expressão do "Eu" como autoridade individual, capaz de se defender ou exaltar, como assenta numa autoconsciência individual apta a explorar a face privada da sua vida. Por vezes, usando o individualismo como ideologia, limita-se a traduzir a face pública do "Eu" sujeito e orienta-se para o enaltecimento e apologia de uma causa ou de uma carreira.
A escrita autobiográfica requer alguma impessoalidade e distanciação do autor em relação a si mesmo, o que exige conhecer-se e perceber o que diferencia a sua identidade singular da identidade dos outros. Ao mesmo tempo, envolve tensões entre a vida particular e a vida ou actuação pública. Essa tensão pode resultar, também, de em vez de o "Eu" se manifestar como expressão de uma unidade singular necessitar de uma inflexão, explorando a experiência de uma identidade compartilhada.
A autobiografia é, forçosamente, ficcional ao pressupor a autoconsciência e ao envolver todas as tensões entre a face privada e a público, a identidade singular diferenciada dos demais, a individualidade e a possível partilha.
Síntese:
--> A Biografia é um texto que, sendo narrado na 3.ª pessoa, tende a ser mais objectivo. Numa biografia, a ordem cronológica dos acontecimentos é respeitada.

--> A Autobiografia é um texto de tom predominantemente subjectivo e no qual encontramos muitas coordenadas de enunciação. O tom subjectivo do texto releva da existência de vários recursos expressivos. Para além dos recursos expressivos, encontramos numa autobiografia determinadas marcas linguísticas:
- predomínio da narração na 1.ª pessoa;
- deícticos;
- verbos epistémicos (achar, pensar, reconhecer, acreditar…), verbos avaliativos (gostar, lamentar, adorar, suportar…), verbos perceptivos (vi, senti, ouvi, toquei), verbos de rememoração (recordar-se, lembrar-se…);
- conectores que asseguram uma lógica temporal.

Glossário – Textos de Carácter Autobiográfico
Autobiografia
Narração sobre a vida de um indivíduo, escrita pelo próprio, sob forma documental ou ficcional. Etimologia: do grego autós (significa “o próprio”, “o mesmo”) + bíos (“vida”), + gráphein (“escrever”).
Auto-retrato
É um retrato que um indivíduo faz de si mesmo (sob forma de desenho, pintura, gravura ou descrição escrita ou oral). Muito usado na pintura, na literatura ou na escultura, o auto-retrato nem sempre representa a imagem real da pessoa, mas sim como o artista se vê. Pense-se, por exemplo, no mestre da pintura holandesa Rembrandt (1606-1669), cujos auto-retratos dão a conhecer o percurso da sua vida. Etimologia: autós (“o próprio”, “o mesmo”) + retrato (it. ritratto).

O diário e as memórias, sendo exemplos de escrita autobiográfica, têm marcas linguísticas de um texto autobiográfico.

Diário
Um diário é um escrito onde se registam os acontecimentos de cada dia. Enquanto género literário, o diário é um texto em que o autor relata cronologicamente factos e acontecimentos do seu dia-a-dia, acrescentando a esse relato as suas opiniões, meditações ou digressões filosóficas.
Etimologia: lat. diarium, ii.
Memórias (género memorialístico)
No género memorialístico, o autor reflecte sobre acontecimentos passados. As memórias têm um cunho pessoal e intimista, mas distinguem-se do diário pelo facto de serem escritas muito depois dos acontecimentos que o autor presenciou ou nos quais interveio.
Etimologia: lat. memoria, ae.

Sem comentários:

 
Site Meter